Ensino FundamentalO mundo físico que nos rodeia

Por Jaqueline Sobreira

A biruta é muito usada para medir a direção e a intensidade do vento. Esse é um objeto importante, que nos lembra que existe um mundo físico a nossa volta, mesmo que esse mundo não seja visível aos nossos olhos. Para aprender isso, o 3º ano do Ensino Fundamental  confeccionou, em grupos, uma biruta.

Com a ajuda das professoras Adriana Furlani, Carmem Lúcia, Andreia Akima, Aparecida Idália, Cristina Nunes e Paula Cristina, os alunos receberam os materiais necessários para a criação do instrumento. Com a orientação das professoras em mente e o auxílio de um vídeo mostrado antes de a atividade começar, os alunos confeccionaram o objeto, utilizando diferentes métodos.

As crianças montariam a biruta lembrando-se de que ela deveria indicar para que lado o vento soprava. Cada integrante do grupo ficou encarregado de uma função: colar a cartolina, cortar os papéis de seda, ajudar nas ideias e cortar as fitas.

A atividade em grupo ajudou os alunos a aprenderem que mesmo não vendo, as ciências e a física estão ao nosso redor. Confira as fotos do processo de confecção da biruta: