Ensino MédioCemitério da Consolação- Visita entre o passado e o presente

Voltar

Por Jaqueline Sobreira

Ao estudarmos história, é possível perceber que o palco da maioria dos acontecimentos dos livros está em São Paulo. Um desses cenários é o Cemitério da Consolação, que foi inaugurado em agosto de 1858. No local, foram sepultados grandes nomes como Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Monteiro Lobato.

Além disso, o cemitério destaca-se pelo grande conjunto de esculturas e obras, algo que era tradicional em mausoléus de famílias nobres da época. Um exemplo conhecido é o mausoléu da família Matarazzo, que é um dos maiores de toda a América Latina.

A extrema importância cultural e histórica do local foi conhecida pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que realizaram uma visita no local durante o mês de maio.

A excursão, além de aproximar os jovens dos assuntos abordados em sala, também estimulou que os estudantes pudessem refletir sobre a vida, morte e identidade do ser, temas que além de serem debatidos diariamente pelo homem.

Durante o trajeto, foi possível relacionar diversos períodos da Literatura, Arte e História, já que o cemitério abriga túmulos e mausoléus de diversos períodos da sociedade. Inclusive esses temas estão presentes nos vestibulares e redações, algo que é uma grande preocupação para jovens dessa turma.

Acompanhe alguns momentos da excursão:


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo