Ensino FundamentalO retrato do cubismo

Voltar

Por Jaqueline Sobreira

Entre os movimentos artísticos que aconteceram no mundo ao longo dos anos, encontra-se o movimento cubista, bastante conhecido por quem admira formas geométricas.

O marco inicial do cubismo aconteceu no século XX, em Paris, com Pablo Picasso, que levou um ano para finalizar a tela que se tornou o marco do movimento na Europa. Como o nome diz, a arte cubista rompe com os padrões estéticos da perfeição das formas e o realismo da natureza, já que insere na arte elementos como cubos e cilindros para retratação. Há quem relacione a arte cubista com a cultura africana pelo uso de cores vivas.

  O cubismo não ficou restrito apenas ao campo das artes plásticas, ganhando espaço também na literatura. Os textos tinham como características a elaboração formal, o uso da impressão tipográfica e o destaque para os espaços, que ficavam nas cores preto e branco. No Brasil, esse estilo artístico ganhou destaque na Semana de Arte Moderna, em 1922.

  Com a importância do movimento cubista, as Prof.ªs Nilza Sbravat e Andrea Araújo apresentaram o estilo aos alunos do 8º ano do Ensino Médio, aproximando os jovens do assunto através de uma atividade que utilizaria a observação como fonte de inspiração. Os estudantes teriam que produzir um retrato com características cubistas e africanas, usando como modelo as obras de Picasso. Durante a aula, foram usadas canetas com cores vivas, cola e até tesoura, tudo para criar uma obra autêntica.

  Com a atividade, foi possível conhecer outros artistas que também fizeram parte do movimento, assim como relacionar o cubismo com a cultura africana, rica em diversidade.

           


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo