Por dentro do EGSímbolo das Olimpíadas 2016 visita o EG

Por Jaqueline Sobreira

Sexta-feira, 12 de agosto. A vibração dos alunos, no período da manhã e no período da tarde, é a mesma. Por volta das 16h30min, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental cantam em coro “Olê, olê, olá. Tocha, tocha!”. A quadra poliesportiva do Colégio torna-se palco de um marco esportivo: a visita da Tocha Olímpica. Quem carregava o símbolo das Olímpiadas Rio 2016 era a ex-atleta Vanda Tormar, que jogou pela seleção brasileira de basquete, entre os anos 70 e 80.

A jogadora, que também lecionou Educação Física durante 10 anos no Colégio Eduardo Gomes, conta que, nessa época, um dos seus objetivos era passar para os seus alunos os valores que aprendeu enquanto participava da seleção brasileira.

Em 2016, Vanda voltou a ensinar os mesmos valores para os alunos, que, desta vez, ansiavam para conhecer o símbolo olímpico: “Se você não tem espírito de equipe, dificilmente conseguirá trabalhar. Se você não tem disciplina, não consegue o que quer”.

Para levar a tocha olímpica, existem duas formas de ser convocado: pelos patrocinadores, que escolhem 70% dos convidados, ou pelo Comitê Olímpico e prefeituras, que escolhem os outros 30%.

No caso de Vanda, o convite para receber e levar a “joia do esporte” pelas ruas de São Caetano do Sul foi feito pela prefeitura, no final de 2015. “Quando eu recebi o convite, fiquei emocionada. Depois de levar alguns documentos, comecei a receber e-mails sobre as Olímpiadas direto do Rio de Janeiro”, conta a atleta.

Para um esportista, a oportunidade de percorrer a cidade com a Tocha Olímpica é simbólica, pois seu empenho é reconhecido por toda a população. O objeto tem sua estrutura em alumínio reciclado, pesando entre 1 e 1,5kg e é revestido por uma malha com pequenos triângulos, que remetem aos valores dos jogos: excelência, amizade e respeito. O marco principal da Tocha, a chama, simboliza a união de todos os povos.

O orgulho por participar de parte da cerimônia foi partilhado com toda a família de Vanda. Aliás, os filhos e o marido compreenderam o sentimento da esposa e mãe, já que também praticam esportes: basquete e vôlei.

Durante a sessão de fotos com as turmas do EG, é perceptível que a ex-jogadora continua extasiada: “Receber a tocha foi uma sensação única. O esporte é muito importante para todos, e eu passei a minha vida envolvida com ele.”

Vanda Tormar mora em São Caetano e acredita que a cidade foi uma das rotas olímpicas por valorizar sempre o esporte, o que pode ser confirmado nos Jogos do Rio, pois atletas de diversas modalidades, como atletismo, tênis de mesa e ginástica, moram no munícipio.

No final da visita, Tormar ressaltou que a importância do esporte é ensinada logo nos primeiros anos escolares. “Se não tiver Educação Física na escola, a criança não tem o primeiro contato com o mundo do esporte, com a importância de ter regras e ser disciplinado”, e reconhece que, felizmente, o Colégio EG sempre teve o esporte como elemento fundamental para a formação dos estudantes.