Ensino FundamentalMuseu Afro Brasil- Uma parte da cultura do país

Por Jaqueline Sobreira

A colonização portuguesa, no Brasil, deixou, como herança, rastros culturais reconhecidos até hoje. A maior parte da população da ex-colônia era de escravos africanos, que foram deslocados pelos portugueses para trabalharem nas grandes fazendas do país. Esse povo trouxe sua cultura, que contribuiu para a formação da identidade brasileira.

Pelo peso dos africanos escravizados na história da sociedade brasileira, foi montado um museu sobre a cultura afrodescendente, que busca reunir todas as informações possíveis, num mesmo espaço.

O museu Afro Brasil tem um acervo com cerca de seis mil obras produzidas desde o século XVII. Além disso, é possível encontrar uma biblioteca com 12 mil títulos sobre as contribuições africanas.  Os trabalhos, vida, costumes e cultura de povos africanos foram visitados pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, no museu localizado no Parque Ibirapuera. Antes da excursão, os alunos já haviam participado de uma aula teórica sobre a vida dos africanos no Brasil.

Confira como foi a visita educativa das turmas do 4º ano: