Educação InfantilÁgua como base da aula

Por Jaqueline Sobreira- 06/12/2016

Assim como a água é a base da sobrevivência humana, ela também é responsável pela existência das plantas. Quando recebem pouca água ou água em excesso, as plantas acabam morrendo. Esse assunto foi abordado nas aulas do Nível II, no último trimestre do ano.

Para aprender sobre o tema, os alunos foram à Cozinha Experimental com as Prof.ªs Débora Dantas, Bruna Rossi e Daniela Viana para realizar uma experiência. Em um primeiro momento, o Prof. Carlos Sebode acrescentou sal a alimentos como alface, tomate, cenoura e maçã. Isso porque o sal consegue retirar a água dos alimentos rapidamente. Após algum tempo, as crianças perceberam que todos estavam com o aspecto mais seco. Ou seja, dentro de todos eles, existe uma certa quantidade de água.

Na segunda etapa da aula, o professor ensinou às crianças que, quando consumimos alguns alimentos ou bebemos algum suco, também estamos ingerindo água. Para comprovar isso, os pequenos aprenderam uma receita com uma maçã, um litro de água, duas laranjas e quatro colheres de açúcar. Depois de bater todos os ingredientes no liquidificador e coar, os alunos deliciaram-se com um suco natural.