NutriçãoOficina de Nutrição- Circuito

Na terceira semana de aula, foi realizada mais uma oficina, nomeada de Circuito da Nutrição, com os alunos do Maternal ao 5º ano, do Integral.

Mas antes de começar a brincadeira, os alunos participaram de um desafio. Esse desafio visava a diagnosticar o entendimento das crianças sobre alimentos in natura (naturais), minimamente processados (que passaram por poucos processos na indústria) e processados ou ultraprocessados (que passaram por muitos processos na indústria), termos do atual Guia Alimentar para a População Brasileira. Foram projetadas no painel algumas imagens de alimentos das categorias citadas acima, e as crianças tinham de dizer a qual grupo os alimentos pertenciam.

Em seguida, as turmas participaram de um circuito de brincadeiras que continha perguntas de forma a testar os conhecimentos e promover uma alimentação saudável, de forma lúdica.

A partir do número de alunos da turma, eles foram divididos em times e escolheram quem ficaria com qual brincadeira do circuito. A fim de incentivar os alunos a participar, foi estipulado que a equipe que fizesse, em menor tempo, todas as fases, ganhava.

Foram realizadas as seguintes atividades:

· 1ª Fase: Amarelinha: com o início do cronômetro, a criança pulava a amarelinha e respondia a duas perguntas, uma na ida e outra na volta. Acertando-a, tocava na mão do colega, que realizava outra brincadeira.

· 2ª Fase: Bambolê: o aluno tinha de rodar o bambolê na cintura cinco vezes e tocar na mão do colega, para ir para a próxima etapa.

· 3ª Fase: Corda: a criança precisava pular 10 vezes com a corda e novamente tocar na mão do seu colega, para realizar a penúltima fase.

· 4ª Fase: Corrida do ovo: o aluno segurava uma colher na boca, equilibrando a bolinha de pingue-pongue (imaginando ser o ovo) na colher e atravessava o percurso, ida e volta. Terminando essa fase, todos do time iriam para a última brincadeira.

· 5ª Fase: Batata-quente: o time formava uma roda e passava a bola com o soar da música, como uma batata-quente tradicional. Quando a música parava, o aluno que ficava com a bola respondia a uma pergunta. Acertando-a, o cronômetro era parado.

Todas as brincadeiras estavam relacionadas a alimentos ou práticas alimentares, e o intuito, ao cronometrar o tempo, além da participação, era favorecer a união para realizarem o circuito e fazer com que compreendessem que, algumas vezes, ganhamos, e, em outras, perdemos, e que o mais importante é brincar.

Essa atividade foi realizada pela Nutricionista Thaísa Pereira, com a ajuda das estagiárias de Nutrição Beatriz Stern, Juliana Hocihara e Jumanah Majzoub e supervisionada pela Nutricionista Michelle Sposito.