Por dentro do EGProfessores do EG participaram de cursos na UFAL

Por Anna Carolina - 28/08/2018

No período de 22 a 28 de julho, alguns professores do EG participaram da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

O tema da reunião foi “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. Esse assunto foi dividido em diversas áreas do conhecimento, em cursos, mesas-redondas, conferências, assembleias e apresentações, numa ampla programação científica.

A cada ano, a Reunião acontece em um estado brasileiro, com a participação de pesquisadores, cientistas, professores e alunos universitários de todo o Brasil e do exterior.

Cada um dos nossos professores que participaram do evento deu sua opinião.

“Os encontros anuais da SBPC envolvem um conjunto de atividades altamente estimulantes para nós, professores. Há rica diversidade de temas apresentados por profissionais altamente capacitados e envolvidos diretamente em suas áreas de atuação. Assim, o que há de mais novo na comunidade científica é apresentado aos participantes, e nós, como profissionais docentes, entramos em sintonia com essa rede de conhecimentos, o que nos proporciona uma bagagem cultural ainda maior, beneficiando sensivelmente nosso trabalho em sala de aula.”

Armando Sbragia – Professor de Geografia

Minicurso: Mapeamento social e territórios

“Em relação ao significado de minha participação no 70º Encontro Anual da SBPC, cito as sempre sábias palavras do inigualável Paulo Freire:  “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

Flávia Cáceres -  Professora de História

Minicurso: Criar, licenciar e compartilhar recursos educacionais abertos

“A SBPC é multidisciplinar na sua proposta, faz a gente sentir que deve lutar pelos direitos, defender a terra, os menos favorecidos, e, como ferramenta, surge o desenvolvimento científico para abraçar as mais variadas causas. É a ciência, a cada dia mais humanizada na fala e na prática. Para tanto, é possível citar os trabalhos, que vi, em prol da sobrevivência do rio São Francisco, dos manguezais, das espécies animais e da importância do saneamento básico.”

Márcia Perrella -  Professora de Geografia

Minicurso: Cartografia social

A 70ª reunião da SBPC trouxe informações muito importantes. Não dá para explicar a emoção de conhecer a pesquisadora que descobriu a doença Zika Vírus, em Pernambuco, caso que foi relatado até no programa Fantástico - Rede Globo (na época). Conheci pessoas diferentes, em diversas áreas do conhecimento. Enfim, muitas informações poderei trocar com meus alunos, durante as minhas aulas. Agradeço a oportunidade de poder participar desse grande evento.

Maria Bykovas – Professora de Ciências

Minicurso: Como medir genotoxidade a agentes mutagênicos no meio ambiente e no trabalho

“Resolvi participar do evento pela importância na formação docente e enriquecimento do currículo, além disso, a troca de experiências com outras culturas e o estreitamento dos laços com os professores do EG foi de suma importância para minha escolha em participar do evento. Quanto ao resultado? Com toda certeza, superou minha expectativa em todos os sentidos!

Marcos Martinez– Professor de Sociologia e Filosofia

Minicurso: Criar, licenciar e compartilhar recursos educacionais abertos

“Os professores foram eficazes em transmitir o conhecimento sobre o autismo e que existem vários tipos de tratamentos, a metodologia abordada foi ABA, que é um processo científico de intervenção comportamental dos sintomas do autismo. A integração entre pesquisadores, professores e estudantes possibilitou enriquecer mais meus conhecimentos científicos e culturais.”

Nilza Sbravati – Professora de Arte

Minicurso: Aspectos fundamentais da intervenção comportamental no tratamento do autismo.

“Gostei muito da experiência, pois os professores e palestrantes eram bem preparados. Durante o meu curso pude fazer uma revisão do DNA como molécula, mecanismos epigenéticos, o que irá enriquecer muito o meu dia a dia em sala de aula.

Patrícia Meira-  Professora de Biologia

Minicurso: Epigenética: Além da Genética

É muito importante refletirmos sobre o nosso papel na sociedade e de que forma podemos transformá-la num lugar melhor para todos. Nessa perspectiva, é possível afirmar que o tema da 70ª reunião anual da SBPC “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania” permite uma análise abrangente não apenas de nossas ações, mas, também das possibilidades de atuação de todos nós na tentativa de possibilitar o amplo acesso à cidadania.

Thais Budrevicius – Coordenadora do Ensino Médio