Ensino Médio"Brasil, um sonho intenso, um raio vívido. De amor e de esperança à terra desce..."

Por Gabriel Melo - 01/10/2018

No mês de junho, o Colégio Eduardo Gomes, como todos os anos, promoveu a viagem dos alunos do Ensino Médio a Brasília. Neste ano, nossos alunos embarcaram, em 22 de junho, rumo à capital federal.

Nosso objetivo é fazer com que os alunos adquiram noções básicas sobre o funcionamento do Estado brasileiro e da administração pública, no intuito de incentivar a participação política e levar à reflexão sobre a importância da democracia no planejamento territorial e nas políticas públicas, além de desenvolver a percepção acerca dos Três Poderes e sua importância no contexto político que se iniciou na época do Iluminismo e permeia a História até os dias atuais.

Em ano eleitoral, todos devem estar atentos ao fato de que as escolhas dos membros do Legislativo e do Executivo têm a mesma importância. A visita à Câmara dos Deputados pode ser favorável a esse entendimento, levar à percepção de que, na capital do nosso país, não há apenas a arquitetura, mas a concretização de formas de poder que devem emanar do povo e em seu nome ser exercidas. Pretende-se ampliar o conhecimento histórico do educando sobre o Plano Piloto e a luta de Kubitschek para levar a capital do país ao Planalto Central e sobre o fato de Brasília ter se tornado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Os professores Flávia Cáceres e Marcos Martinez, de História e Sociologia/ Filosofia, respectivamente, salientam que essa visita à cidade possibilita a promoção de interatividade e da interdisciplinaridade.

Brasília concentra um grande número de órgãos da administração federal, permitindo um amplo conhecimento da esfera política nacional. É lá que se estabelecem as diretrizes econômicas, educacionais, culturais e sociais para toda a população brasileira.

A intrigante história de Juscelino Kubitschek e sua luta pela construção de Brasília são assuntos indispensáveis aos educandos. Além disso, a excursão possibilitou uma reflexão profunda sobre o momento histórico que estamos vivendo, pois Brasília é, neste momento, um dos focos da atenção mundial, devido ao cenário político.

Os alunos conheceram o Museu Vivo da Memória Candanga, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora   Aparecida, a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, o Estádio Nacional de Brasília, o Espaço   Lúcio Costa, o Memorial JK, Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Palácio   do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio Itamaraty, o Palácio da Justiça, o Palácio da   Alvorada, a Ponte JK, o Lago Paranoá, o Centro de Convenções, o Palácio do Buriti, o Quartel-General do Exército Brasileiro e o Jardim Botânico (Cerrado).

Agora no mês de setembro, nas aulas de História, com a Profª Flávia Cáceres, os alunos que participaram da excursão elaboraram apresentações para os alunos que não participaram, mostrando todo o roteiro da viagem e contando suas experiências,  evidenciando a importância, como cidadão, de conhecer a capital federal.

Veja as fotos da viagem e das apresentações.