Ensino FundamentalBrigadeiro + aula = Aula perfeita

Por Catharina Siqueira - 05/10/2018

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, orientados pelas professoras Crislaine Machado, Eloiza Avalos, Sheila Balbino e Maria Cristina Savi, aprenderam a estrutura textual de uma receita, fazendo brigadeiro.

O objetivo da aula era mostrar aos alunos como é a estrutura textual das receitas, com divisão entre ingredientes e modo de fazer.

Aprendendo na prática, os alunos foram até a cozinha experimental e, com a ajuda do professor Carlos Sebode, fizeram uma receita deliciosa de brigadeiro.

O nome do Colégio tem forte ligação com o doce feito em aula! O nome do doce surgiu nas eleições de 1945, em que um candidato à presidência, Eduardo Gomes, tinha como slogan “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”. Como o mundo estava em um período pós-guerra, havia falta de leite fresco e açúcar, tornando-se mais difícil a tarefa de se fazer doce. Dessa forma, as eleitoras mais fiéis do brigadeiro Eduardo Gomes decidiram optar pelo leite condensado, misturando-o com manteiga e chocolate, e usavam esse doce para tentar promover a campanha do candidato à presidência, organizando festas para obter fundos e dar mais visibilidade a Eduardo Gomes.

O doce acabou sendo um sucesso, porém o brigadeiro Eduardo Gomes perdeu a eleição para Eurico Gaspar Dutra em 1945 e, em 1950, tentando novamente a candidatura, perdeu para Getúlio Vargas.

Além de comerem o doce brigadeiro, os alunos também conheceram um pouco da história de Eduardo Gomes.

Confira as fotos: