Vivências e AprendizagemFungos? O que são? Onde vivem? Hoje! Aqui no EG!

Por Gabriel Melo - 17/04/2019

No mês de março, os alunos da 2ª série D, mediante orientação do Prof. Felipe Rodrigues, de Biologia, no Laboratório de Ciências, prepararam mingau de amido de milho a fim de presenciar o crescimento de fungos.

A simples produção de alimentos não é tudo. Se não houver meios adequados para conservá-los e distribuí-los, o problema mundial não irá tão somente persistir, mas será severamente agravado. A conservação de alimentos, mantendo, da melhor maneira possível, suas condições naturais, tem sido uma preocupação constante dos pesquisadores.

Devido à importância da comida para nossa sobrevivência, sua conservação é uma das tecnologias mais antigas usadas pelos seres humanos.

Um alimento estéril não possui bactérias. A menos que sejam esterilizados e fechados, todos os alimentos contêm bactérias. Por exemplo, as bactérias que vivem naturalmente no leite o estragarão em duas ou três horas se ele permanecer em temperatura ambiente. Ao colocar o leite na geladeira, você não elimina as bactérias que já existem, mas as reduz de tal maneira que o leite permanecerá fresco por uma ou duas semanas.

Depois do preparo do mingau, os alunos voltaram, após 7 dias, ao laboratório de Ciências e constataram o crescimento de fungos no mingau.

Veja as fotos da atividade.