Vivências e AprendizagemEu conheço esse cheiro...

Por Catharina Siqueira - 30/04/2019

O laboratório de ciências foi transformado em um espaço de teste dos 5 sentidos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Orientados pelas professoras Bruna Rossi, Eny Razzante, Roberta Achkar e Valquíria Castilho, com o auxílio da Profª Thaísa, os alunos foram vendados na entrada do laboratório, para iniciar a atividade.

Cada bancada se referia a um sentido: bancada do olfato, da visão, do paladar, da audição e do tato.

O primeiro sentido a ser testado foi o paladar. Os alunos provaram alimentos doces, amargos e azedos. Depois foram para a bancada da audição, onde brincaram de telefone com 2 latas e um barbante. A terceira bancada era para testarem o tato, com terra, gelo e uma mistura de maisena, para os alunos sentirem, com as mãos, suas diferentes texturas.

E aquele cheirinho de produto que a mãe passa em casa e que, muitas vezes, dá rinite? Ou o cheirinho de baunilha, bem doce? E o perfume que, por onde a pessoa passa, é deixado no ar? Essa foi a quarta bancada, a do olfato, e os alunos tinham de descobrir que cheiro era aquele.

Na última bancada, eles tiraram as vendas e observaram as cores, como as do semáforo e as de misturas de tintas.

Enquanto um grupo estava no laboratório, realizando a atividade, outro grupo estava no Espaço Maker, orientados pela Vírginia e se divertindo muito com os robôs, esperando sua vez para entrar no laboratório.

Confira as fotos da atividade.