Vivências e AprendizagemConfecção de sabonete + Experimento no 5º ano

Por Catharina Siqueira - 06/06/2019

Água e sabonete são essenciais quando se trata de uma pele limpinha. A superfície da pele acumula muitas secreções, bactérias que podem acarretar sérios problemas e alterar seu funcionamento. O 5º ano do Ensino Fundamental, com auxílio da Profª Thaísa, confeccionou sabonete (receita no final do texto) no laboratório do Colégio. O objetivo foi mostrar aos alunos a importância de ter-se uma pele limpa livre de micoses e bactérias.

O segundo experimento, comandado pela Profª Maria Eugênia, mostrava os efeitos da osteoporose nos ossos. Um osso de galinha foi colocado dentro de um recipiente com vinagre e ficou guardado por um tempo. Ao ser aberto, observaram que o lado em que ficou no vinagre, estava preto e sem força nenhuma, podendo ser quebrado com facilidade e até mesmo descascado como banana.

“Vocês serão, no futuro, o que vocês comem hoje” disse a Profª Maria Eugênia em todas as aulas para os alunos sempre se preocuparem com a saúde do corpo, como a alimentação e a higienização.

Confira abaixo as fotos e a receita do sabonete.

RECEITA DO SABONETE DE ERVA-DOCE

INGREDIENTES

·      ½ kg de base glicerinada hipoalergênica

·      20ml de essência de erva-doce

·      15ml de lauril

MODO DE PREPARO

Corte a base glicerinada em cubos e derreta em banho maria até ficar líquida, só mexer após ficar líquido. Adicione a essência, o lauril e mexa. Posicione nas formas de silicone e deixe esfriar até o sabonete endurecer.