Datas EspeciaisAbril Azul

Por Matheus Lorenson de Souza – 1º/04/2022

A campanha Abril Azul visa à conscientização da sociedade sobre o autismo, dando visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), que ainda é bastante desconhecido. Divulgar informações sobre esse assunto é uma das formas de promover o acolhimento e a inclusão das pessoas afetadas pelo transtorno.

O tema da campanha nacional deste ano para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) é “Lugar de autista é em todo lugar“, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar, e o símbolo da campanha é o quebra-cabeça, que representa a complexidade do TEA, mostrando as dificuldades de compreensão enfrentadas pelos portadores de autismo.

Para reflexão, apresentamos, abaixo, o texto do Marcos Mion.

“Quando Romeo era pequeno, durante as apresentações da escola, eu ficava com ele no segundo andar olhando pela fresta da janela as crianças se apresentarem na quadra. Abraçava ele, que tremia de tanto pavor que sentia em se apresentar, apesar de sentir que, por dentro, ele tinha muita vontade.

Corta para quase 10 anos depois e ali está ele subindo no palco de um dos maiores teatros de SP, o Teatro Alfa, lotado de gente que ele não conhece, para se apresentar SOZINHO! Com a Mari, sua professora de dança, claro!

Isso só foi possível graças ao trabalho e dedicação desses 10 anos. De toda nossa família e dos profissionais que trabalham com Romeo.

Se seu filho autista tem uma vontade, um interesse, um hiperfoco, apoie ele. Na verdade, esse conselho não é apenas para pais de autistas, mas sei de muitos pais que cortam o hiperfoco por “não aguentarem mais meu filho só falando disso, só assistindo isso”! Nunca esqueçam que foi graças a esse pensamento em algoritmos e o superpoder do hiperfoco que nossa tecnologia evoluiu tanto.

Lembro de uma história sobre um menino que tinha hiperfoco em aspirador de pó. Sabia tudo sobre todos modelos. Pode parecer, para os desavisados, um interesse banal ou inútil, mas ele, dentro dessa indústria, pode ser uma peça MUITO valiosa. Pode ser responsável por uma evolução ou reviravolta, de um eletrodoméstico que todo mundo usa, por pensar nisso mais que qualquer outra pessoa.

Resumindo: autismo não é doença, é uma forma diferente de funcionamento, e o que faz alguém diferente é o que lhe faz bonito!
Autismo não é incapacidade, pelo contrário, se conseguir trabalhar nas terapias e fazer o autista se desenvolver, ele pode ser uma luz, uma inspiração, uma bênção para milhares de pessoas.

Romeo, meu anjo, se não fosse por vc...se não fosse por vc...eu não sei o que seria de mim como ser humano, como homem, como pai.

Única certeza que tenho é que quero honrar sua escolha de ter me escolhido pra ser seu pai, perante a permissão de Deus. Gosto de acreditar que todos os pais que recebem crianças especiais são escolhidos. Pelo anjo. Por Deus.
"

O Colégio Eduardo Gomes apoia essa causa.