Por dentro do EGCanguru de Matemática Brasil

Por Anna Carolina Gomes – 22/06/2022

Os alunos do EG participaram do Concurso Canguru de Matemática Brasil, uma competição anual internacional – a maior competição de Matemática do mundo. No total, foram cerca de 150 estudantes do Colégio, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, e tivemos ganhadores de medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito. Todos os outros receberam certificado de participação.

Esse concurso tem os seguintes objetivos:

Ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos;
Contribuir para a melhoria do ensino de matemática em todos os níveis da Educação Básica;
Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da matemática;
Estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de matemática pura ou aplicada.
O EG participou da modalidade presencial. Dessa forma, os alunos com potencial de premiação são divididos nas quatro categorias abaixo:

- 1% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem a classificação ouro;

- 2% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem a classificação prata;

- 3% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem a classificação bronze;

- 4% dos melhores colocados, por nível, em território nacional, recebem a classificação honra ao mérito.

A divisão das provas foi feita por níveis, da seguinte forma:

• Nível B – 52 alunos do EG (7º e 8º anos do Ensino Fundamental) 173.857 alunos inscritos no Brasil;
  • Nível C – 11 alunos do EG (9º ano do Ensino Fundamental) - 82.646 alunos inscritos no Brasil;
  • Nível E – 50 alunos do EG (5º e 6º anos do Ensino Fundamental) - 177.999 alunos inscritos no Brasil (neste nível, o EG participou apenas com o 6º ano do EF);
  • Nível J – 37 alunos do EG (1ª e 2ª séries do EM) - 104.833 alunos inscritos no Brasil;
  • Nível S – 4 alunos do EG (3ª série do EM) - 39.013 alunos inscritos no Brasil.

Nossos alunos medalhistas foram:

O EG, parabeniza todos os alunos que participaram desse concurso e agradece o empenho e a dedicação dos professores de Matemática: Alexandra Madeira, Claudia Pereira, Felipe Bartoloni, Gabriela Spina, Marcelo Santos, Paula Tankevicius e Rosemeire Pacheco.

Faça o download do arquivo e confira a classificação de todos.

Arquivos para download

Classificação - Concurso Canguru de Matemática Brasil