Ensino FundamentalTestando os cinco sentidos

Por Letícia Cibulskis - 26/04/2023

Os alunos do 1º ano EF foram à Sala de Arte para vivenciar uma experiência sobre os cinco sentidos. Sob orientação do Prof. Carlos Sebode, responsável pela Cozinha Experimental e pelos Laboratórios, divertiram-se e aprenderam muito.

Os estudantes foram vendados antes de entrar na sala, que foi adaptada a fim de aguçar os sentidos de todos. Havia pedaços de cascalho no chão, aroma de lavanda, sons da natureza e as luzes estavam apagadas.

Ao entrarem na sala, vendados e enfileirados, pisavam descalços sobre o cascalho, para trabalhar o tato. Em seguida, sentaram-se para prestar atenção em sons da natureza, como canto de pássaros e ruídos de cachoeira, trabalhando a audição. O trabalho com o olfato foi realizado a partir da percepção do aroma de lavanda.

Na etapa seguinte, os alunos colocaram em prática o paladar. Selecionados aleatoriamente, experimentaram suco de limão, chá de boldo, bolacha de água e sal e chocolate, divertindo-se ao decifrar cada sabor, identificando se era amargo, azedo, doce ou salgado.

Por fim, desvendaram os olhos e, após estimularem os cinco sentidos, experimentaram todos os sabores oferecidos pelo Prof. Carlos.

Além de aprender um pouco mais sobre os cinco sentidos, os alunos deram boas risadas com essa atividade.

Veja as fotos abaixo.