Por dentro do EG14º Congresso ICLOC

Por Anna Carolina Gomes - 30/10/23

Alguns Professores do EG apresentaram projetos, já implementados no Colégio, no Congresso ICLOC – Instituto Cultural Lourenço Castanho, que já está em sua 14ª edição. O ICLOC é uma associação sem fins lucrativos, fundado em 2009, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira.

O Professor de Inglês Henrique Pasqualetti e as Professoras Lilian Braz, Angélica Freitas, Renata Asano e Andrea Perina participaram do Congresso com a apresentação intitulada “Uma Proposta de Interdisciplinaridade em Línguas Inglesa e Portuguesa”. O trabalho discorreu sobre as atividades de listening e speaking aplicadas do 6º ao 9º ano, baseadas na leitura dos livros paradidáticos solicitados pelas Professoras de Língua Portuguesa.

A proposta apresentada pela Professora Juliana Todeschi, de Projeto de Vida, foi “Um dia especial: transformando medo em amor”. Esse projeto foi realizado a partir dos boatos de ataques nas escolas, no dia 20 de abril deste ano, que foram disseminados através de redes sociais. Nesse dia, as turmas do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano que tiveram aula de Projeto de Vida foram surpreendidas com a proposta de uma aula especial em que, com balas, chocolates e mensagens de paz, passaram nas salas e nos departamentos do Colégio, oferecendo abraços, doces e mensagens positivas.

Já o Professor Leonardo Caputo, de História, apresentou uma estratégia de gamificação como metodologia e prática de ensino em sala de aula, com o desenvolvimento de jogos de tabuleiro / mesa visando ao aprendizado mais atrativo e gerando mais engajamento e interesse nos estudantes de 6° e 7º anos do Ensino Fundamental.

E a Professora Valquíria Fernandes, de Biologia, mostrou seu projeto de visitar uma aldeia indígena com as turmas da 2ª série do EM, levando os alunos a aprimorarem os conhecimentos sobre as características da floresta tropical, exuberante e densa, com grande biodiversidade, na Mata Atlântica. Lá conheceram os hábitos alimentares, os costumes e as tradições dos povos indígenas que vivem na Aldeia do Rio Silveira, em Bertioga / Boraceia, bem como a importância das plantas medicinais, da proteção dos animais silvestres e da retirada do palmito com consciência ambiental.

Parabenizamos os Professores pela iniciativa e pelos trabalhos apresentados.