Ensino FundamentalLiteratura do Cordel e Xilogravura

Voltar

Por Laís Monstavicius – 23/11/2023

Os alunos do 4º ano EF se aprofundaram nos estudos das origens e técnicas da xilogravura e da literatura do cordel, com as Professoras Adriana, Janaína e Vitória.

A xilogravura é uma antiga técnica de impressão de origem chinesa, em que a imagem escolhida é entalhada em uma placa de madeira e depois usada como matriz, possibilitando a reprodução de diversas copias idênticas sobre um papel ou outro tipo de material. É parte fundamental do cordel, tradicionalmente vendido pendurado em barbantes, cobrindo uma ampla área e dando vida às histórias narradas em poemas rimados.

Os estudantes foram até a sala de Arte e, com o auxílio da Professora Vitória, colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Desenharam em folhas de papel e posteriormente transferiram os desenhos, com tinta, para folhas mais espessas, confeccionando um tipo de carimbo e fizeram belas representações das técnicas da xilogravura. Em outro momento, foi proposto aos alunos que escrevessem um cordel autoral.

Finalizando a atividade, o 4º ano recebeu a visita de um cordelista, cantor e poeta: Costa Senna. Esse encontro permitiu que as crianças conhecessem a história de vida do profissional e compreendessem a importância do cordel na sociedade brasileira. ­ A presença do cordelista foi repleta de atividades interativas e brincadeiras que uniram diversão e aprendizado, fazendo com que os estudantes vivenciassem um momento especial e memorável. 

Confira as fotos.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo