RobóticaProjeto Florescer - Robótica

Por Laís Monstavicius – 13/12/2023

No dia 23/11, a Equipe de Robótica do Colégio Eduardo Gomes realizou uma aula de jardinagem muito interessante para mais de 15 estudantes, com a ajuda do Professor Carlos (responsável pelo Laboratório e pela Cozinha Experimental). Durante a explicação, os alunos conhecerem diversos tipos de solos e vegetações e, no final, montaram seu próprio arranjo de suculentas.

A Equipe de Robótica do EG participa do torneio First Lego League, com outros 700 mil participantes do mundo inteiro, construindo robôs com peças de Lego que devem ser programados para, de forma autônoma, realizarem uma série de missões e desafios.

Na temporada 2023, os competidores deveriam criar um projeto de pesquisa para responder à pergunta: ''como vocês podem utilizar a arte e a tecnologia para engajar e aumentar a participação das pessoas no que vocês amam fazer?''.

Para isso, a equipe escolheu o hobby jardinagem e identificou o problema da falta de conhecimento dos jovens e adolescentes sobre essa atividade e da falta de contato com essa prática, nos centros urbanos. Para resolver esse problema, desenvolveram o Projeto Florescer, que consiste em engajá-los na prática da jardinagem por meio de um workshop, de um jogo em formato de Quiz, desenvolvido no site Make Code Arcade, e através da fotografia.

Confira as fotos.