Ensino MédioRealizando experimentos

Por Letícia Cibulskis – 25/03/2024

Os alunos do Itinerário de Química, da 1ª série do EM – Investigação e Análises Químicas, e da 3ª série EM – Química+, foram ao laboratório para realizar experimentos sob a orientação da Professora Priscila.

Para os alunos da 1ª série, a proposta foi que produzissem óleo bifásico, que é uma formulação cosmética em que é visível a formação de uma mistura heterogênea. O óleo é um ativo usado para a hidratação por oclusão, com características apolares, enquanto a glicerina possui características polares, de modo que é possível observar a formação de duas fases distintas. Esse assunto foi estudado no módulo 4 da Apostila IF.

Para os alunos da 3ª série, o objetivo da aula foi mensurar a densidade de materiais diferentes a partir de sua massa e de seu volume, assunto estudado no módulo 1 da apostila IF. Os alunos foram estimulados a verificar se os resultados obtidos experimentalmente estavam de acordo com a literatura sobre o tema. Caso não estivessem de acordo, foram discutidas hipóteses para justificar os valores encontrados.

Foram aulas muito dinâmicas em que os alunos puderam constatar, na prática, assuntos estudados em sala de aula.

Veja as fotos abaixo.