Ensino FundamentalAlimentando-se corretamente

Guilherme Dogo

A proposta da mais recente “Oficina Multidisciplinar”, realizada no dia 24 de abril, fez os alunos do 6º ao 9º ano do integral refletirem sobre uma alimentação mais saudável.

Os alunos assistiram ao documentário “Muito além do peso”, da diretora brasileira Estela Renner, que traz dados e histórias reais dos malefícios causados por uma alimentação recheada de refrigerantes e gordura, na infância, além da falta de exercício físico. Para se ter uma ideia, segundo o documentário, 56% dos bebês com menos de 1 ano bebem refrigerante, e isso, no futuro, pode ocasionar um grave quadro de obesidade.

Com a ajuda do documentário, os alunos puderam notar as consequências, muitas vezes graves, de não se ter uma alimentação balanceada e, para tanto, foram à cozinha experimental preparar duas receitas saudáveis: lanche natural, composto por pão integral e verduras, e também suco natural de laranja com beterraba.

Com isso, puderam aprender receitas rápidas que os ajudam a desvencilharem- se dos vícios dos fast-foods, grandes inimigos de quem quer implementar, em casa, a cultura de alimentos saudáveis.