Ensino FundamentalO ensino das formas Geométricas (Triângulo e Quadrado)

Beatriz Omine

Familiarizar o aluno com as figuras básicas (triangulo e quadrado) da Geometria. Este era o principal objetivo desta atividade realizada pela professora Auricélia nos 5º anos C, D, E e F. Mais que isso, os alunos aprenderam na prática conceitos aplicados nesta área do saber, como conceitos de vértice, face e aresta, por exemplo.

A atividade despertou interesse de todos os alunos, que receberam canudinhos com barbantes e montaram os triângulos e quadrados. Antes mesmo da montagem, os alunos compreenderam que é possível descobrir quantas lados pode ter uma figura e que cada volta representa uma aresta, pois é o ponto de ligação das faces de uma figura geométrica. Com o material concreto, foi possível visualizar a situação proposta e aprenderam com maior facilidade.