Ensino MédioCultivo de Cogumelos

Beatriz Omine

Alunos do 2º ano do Ensino Médio fazem aula dinâmica, com a Profª Patricia e o Profº Carlos, aprofundando o conhecimento sobre o reino Fungi, utilizado como alimento. Eles aprenderam sobre o crescimento de um fungo do tipo Basiomicetos, identificando suas diferentes estruturas, sobre o processo de liberação dos esporos. Também foi possível perceber que os indivíduos que pertencem a um mesmo gênero têm características semelhantes, mas são indivíduos diferentes, com características peculiares e modos diferentes de se desenvolver.

• Cultivar e observar o deselvonvimento dos fungos

Materiais

• Kit caseiro de produção de cogumelos (http://cogubras.com.br)

• Tesoura

• Água

• Nome: Cogumelo Salmão

• Nome cientifico: Pleurotus djamor

Procedimentos:

1. Fazer um corte no plástico em forma de X. Ter cuidado para não danificar o produto.

2. Colocar o kit em um local iluminado, mas protegido da luz direta do sol. Caso fique exposto à luz direta do sol, a frutificação do cogumelo será afetada e ficará deformada.

3. Borrifar água diariamente duas ou mais vezes, na região do corte. A umidade é um fator essencial para a produção de cogumelos saudáveis.

4. No prazo máximo de 10 dias, será observada a frutificação dos cogumelos.

5. Fazer a colheita quando os chapéus estiverem paralelos ao chão ou no máximo, quando ser observado a liberação de esporos.

6. Após colher os cogumelos, abrir a caixa e inverter o conteúdo, de forma que o lado já utilizado fique para trás.

7. Repita os passos  1-5 . A segunda frutificação levara mais tempo do que a primeira.

8. Quando o kit estiver esgotado, o seu conteúdo pode servir como adubo ou simplesmente descartado como resíduo orgânico comum.

Depois de alguns dias, logo após a conclusão da experiência, os alunos tiveram oportunidade de degustar os cogumelos, que nada mais é que uma iguaria típica japonesa, o famoso Shimeji branco (Pleorotus ostreatus) e o Cogumelo Salmão (Pleorotus ostreatus).

Se concluiu então, que a biodiversidade é algo extremamente importante e que é possível e saudável que o homem coexista com diferentes espécies e estude sobre elas.