VIII Mostra de Teatro

O Núcleo de Estudos Teatrais do Colégio Eduardo Gomes realizou, no mês de novembro, a VIII Mostra Teatral, com a participação de mais de 120 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Foram 5 noites de apresentações, 9 peças e aproximadamente 500 espectadores.

Todo ano, é escolhida uma figura importante do teatro nacional para homenagear. Nessa Mostra, João das Neves foi o escolhido. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1934, e esteve presente em todos os grandes momentos do teatro brasileiro no século XX.

João iniciou sua carreira nos anos 50, com importantes nomes da cultura brasileira, como Ferreira Gullar e Oduvaldo Viana Filho e fundou, nos anos 60, os CPCs, (Centro Popular de Cultura) ligados à UNE (União Nacional dos Estudantes). No período da ditadura, criou o Grupo Opinião, dirigindo o show “Opinião”, com Nara Leão, João do Vale, Zé Kéti e Maria Betânia.

Em 1966, escreveu “O Último Carro”, que, proibido pela censura, só pôde ser montado em 1976 – seu primeiro grande texto teatral remontado até hoje. Ainda nesse período, escreveu e dirigiu o infantil “A Lenda do Vale da Lua”, texto que permitia um lampejo de democracia em uma época na qual não se podia opinar.

Conseguimos também desenvolver um proveitoso trabalho com o preparador musical João Rocha, que atuou com duas turmas de alunos (de segundo e terceiro anos de Teatro). João assinou a direção musical de dois espetáculos que montamos nesse ano: “A ver estrelas”, de João Falcão, e “A lenda do vale da lua”, escrito na década de 70 pelo homenageado da Mostra, João das Neves.

O Colégio parabeniza os alunos e os professores Eduardo e Robson pelo  evento.