Comunicado 08/20 - Informações de utilidade pública - Coronavírus

São Caetano do Sul, 30 de janeiro de 2020.

Senhores Pais ou Responsável

Considerando a prevenção como um elemento de grande importância para a manutenção da saúde, apresentamos, abaixo, informações a respeito do coronavírus – um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China.

O Brasil entrou em estado de alerta 2 (perigo iminente) para a doença transmitida pelo coronavírus. Ainda não está clara sua forma de transmissão, embora se saiba que o contágio da família coronavírus acontece pelo ar, por meio de: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os sinais e sintomas clínicos dessa doença são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Pode, também, haver infecção do trato respiratório inferior – as pneumonias. Os principais sintomas são: febre, tosse, dificuldade para respirar.

Cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, de acordo com o Ministério da Saúde:

·       evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas, ou que apresentarem sintomas da doença;

·       lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e utilizar álcool gel;

·       utilizar lenço descartável para higiene nasal;

·       cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

·       evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

·       higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

·       não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

·       manter os ambientes bem ventilados;

Recomendação e medidas tomadas pelo Colégio:

·        sugerimos que crianças que apresentarem febre sejam monitoradas, levadas ao médico e não compareçam às aulas;

·        no ambiente escolar, manteremos o mesmo padrão de limpeza, conservando-o sempre higienizado;

·        continuamos disponibilizando álcool gel nas dependências do Colégio, para uso de todos.

As informações, recomendações e medidas acima visam à segurança de alunos, famílias e funcionários do Colégio, por isso, contamos com a colaboração de todos.

Para mais informações, acesse o link abaixo.

Página do Ministério da Saúde específica sobre coronavírus:
<http://saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus>

A Direção