Ensino MédioEG no Concurso Travessia FEI

Ana Caroline Guedes

A proposta da 7ª Edição do Concurso Travessia FEI, da qual o Colégio Eduardo Gomes participou, era construir um protótipo representativo em miniatura de uma Ponte em Arco, que tem baixo custo e necessita de pouca ou nenhuma manutenção e sustenta uma grande quantidade de carga, sendo viável em diversos projetos, utilizando apenas palitos de sorvete, cola, barbante e clipes, com especificações em relação ao dimensionamento, execução e resistência.

Os alunos do Ensino Médio do EG, segundo a professora Rosemeire Ribeiro, de Geometria, que os auxiliou e coordenou durante o projeto, há um longo tempo, demostram interesse em participar de eventos como esse, que envolvam engenharia. Um grupo de apenas quatro alunos poderia participar do Concurso, então uma pré-seleção foi feita entre os interessados.

A equipe que participou fez diversas pesquisas e encontrou algumas dificuldades ao longo do caminho, pois, no Concurso Travessia FEI, a Ponte em Arco deveria ser confeccionada em apenas 4 horas, mas o preparo que a antecedeu levou muito mais tempo. Inicialmente, o problema estava em construir uma ponte com as especificações necessárias, bem como sua curvatura, sem colar os palitos do arco. Depois de muita procura, os alunos encontraram uma técnica desenvolvida por engenheiros escoceses que permite que as pontes sejam feitas de forma plana, linear e com alguns ajustes em sua estrutura e, ao ser elevada, forme um arco e todas as partes se unam.

Unindo conceitos de Geometria, Física, Matemática e Artes Manuais, bem como estimulando o trabalho em grupo, a criatividade, a competição e a cooperação entre equipes, foi possível que os alunos chegassem a soluções para as situações-problema de acordo com o que foi exigido pela FEI.

Todos os que participaram adoraram a experiência, que agregou muito conhecimento e mostrou algumas facetas da profissão de engenharia, que o grupo pretende seguir.