Revista DigitalInformativo Eg em Foco - Edição 9

“O tempo voa”. A expressão, comumente usada em rodas de conversa, reflete o ano de 2015. Diante de diversas atividades, eventos e realizações marcantes, o Colégio Eduardo Gomes prepara-se para encerrar mais um ano letivo. O tempo, além de “voar”, é implacável e deve ser usado com sabedoria e a favor do ser humano. O câncer, um dos grandes males de nossa geração, também utiliza o tempo, mas para fazer o seu trabalho sujo.

A equipe EG em foco e a Direção do Colégio apoiam a luta contra a doença e, através da capa desta edição do informativo EG em foco, buscam demonstrar o apoio a dois movimentos de conscientização: o Outubro Rosa e o Novembro Azul. O autoexame de mama e o exame do toque devem ser feitos, mensalmente, no caso das mulheres, e após os 40 anos, para os homens. A conscientização da necessidade de prevenção ajuda na luta contra o câncer. Faça o exame, afinal, ainda dá tempo.

Para a ultima edição do ano, buscamos os destaques desse ultimo trimestre. Palestras não faltaram. Nas páginas desse informativo, o leitor irá encontrar tudo a respeito da apresentação realizada por William Wagner, que busca mostrar os perigos das substancias químicas ao jovens. Saber, também, os desafios que professores e educadores trabalharam, com a Prof.ª Dr.ª Sílvia M. Gasparian Colello, com os temas “Conflitos família-escola”, “Conflitos escola/professor – alunos” e “Gerenciar conflitos ou gerar consciência?”, além de ler um texto especialmente preparado por alunos da 3ª série EM sobre a palestra de João Anzanello Carrascoza.

Grandes desafios foram enfrentados, pelos alunos do Ensino Fundamental, durante o ano de 2015. Exemplos não faltam da dedicação de nossos estudantes, que exercitaram os cinco sentidos, aprenderam as regras de educação no transito, trabalharam o hábito da leitura através de projetos como a “Roda de Leitura” e o Projeto Oralidade, além de se prepararem para o Desafio FEI e descobrirem a beleza do abstrato.

Já o tempo no Ensino Médio foi dividido entre a educação em sala de aula e o Estudo do Meio. Estudar e observar de perto as características de ecossistemas como Manguezais, Mata de Restinga e Mata de Várzea em apenas um local foi tão fascinante como a exploração de um patrimônio da humanidade, que une diversos aspectos da Mata Atlântica.

Na sessão de Esporte e Cultura, o leitor poderá encontrar todos os resultados de campeonatos realizados de junho até o final de novembro, com a participação do  EG, além de conferir um texto, minuciosamente trabalhado pela Psicóloga Sandra Quinzani, explicando a arte como ferramenta no esporte.

Além de coberturas sobre o EG EducAção, a Semana da Criança, o Dia do Professore, a Festa do Livro e muito mais. Utilize o tempo, caro leitor, para entender tudo o que os alunos trabalham no ambiente escolar, utilize-o também para ficar próximo de que você ama, para realizar seus desejos, para viver intensamente e, principalmente, para cuidar de si mesmo.

Um feliz natal, um próspero ano novo e que em 2016 possamos passar novos tempos juntos.

Equipe EG em foco e Direção (Editorial originalmente publicado na 9ª edição do Informativo EG em foco).