RobóticaFLL - Etapa Regional e Nacional

Ana Caroline, Camila Zola e Jaqueline Sobreira

O Torneio First Lego League, para crianças de 9 a 16 anos, tem como objetivo chamar a atenção dos alunos para assuntos como ciência e tecnologia e incentivar a criatividade e o raciocínio lógico, dentre outras características importantes no desenvolvimento do estudante.

A temporada Trash Trek tem como proposta o uso inteligente do lixo e se iniciou em agosto de 2015, com conclusão prevista para junho de 2016. Uma das etapas do torneio é a Regional, que foi disputada no Colégio Eduardo Gomes, nos dias 13 e 14 de fevereiro, contando com um total de 26 equipes participantes. Minicursos de programação, construção de robô, estratégia e resolução de desafios do robô, iniciados no próprio EG, foram ministrados durante o Torneio.

Em um amistoso, em dezembro de 2015, que aconteceu no Colégio, a AC/DC/EG, formada pelos alunos Gabrielle Lima Balestra – 8º A, Giovanna Marie Crystal Novi – 9º A, Isabela Pizi de Oliveira – 9º A, Felipe Minoru Costa Monobi – 1º C e Giovanni Razzante Kenez – 2º B e a Thunderstruck, dos alunos Milena Martinon Silva – 7º D, Lucas Nobre Guerra Correia – 7º E, Lívia Aiko Kamada de Toledo – 9º C, Álik Lombardi Carvalho Lopes – 9º E, Gustavo Henrique dos Santos Aivazoglou – 9º E, Heitor Coca Bonanno – 9º E e Breno Augusto Brito Ferraz – 1º C, juntamente com seus técnicos Gilmar Correia e José Reginaldo Pereira, e com a orientação da Psicóloga  Sandra Regina, começaram as preparações para o Regional São Paulo Capital do Trash Trek, que avaliou questões como processo de pesquisa, design e desempenho do robô, nas quais as duas equipes tiveram a melhor performance.

A AC/DC/EG terminou como campeã das finais do robô, e os dois grupos foram classificados.

ETAPA NACIONAL

Com a vitória da etapa regional, os dois grupos embarcaram no dia 21 de março para Brasília, para disputar a etapa Nacional

O grupo Thunderstruck teve a oportunidade de participar, pela primeira vez, de uma etapa envolvendo todo o país, pois essa equipe foi criada há pouco tempo. O professor Reginaldo Pereira disse que essa participação foi “uma grande vitória”.

A competição contou com as 77 melhores equipes de todo o território brasileiro. Desses grupos, apenas 14 passariam para a etapa internacional. Entre as equipes classificadas, está a EC-DC-EG, que participará da próxima etapa da disputa, na Espanha, entre os dias 4 e 7 de maio

O Colégio Eduardo Gomes parabeniza seus alunos e professores e deseja-lhes boa sorte na Espanha.