Ensino MédioCom a mão na massa

Voltar

Por Camila Zola

Não é segredo que é preciso utilizar do poder de fermentos para fazer massas crescerem, pois, por meio dos fungos, ocorre um processo que libera energia sem a participação do oxigênio.

Para entender como os fungos são importantes para a natureza e os seres humanos, os alunos da 1ª série do Ensino Médio, sob orientação das professoras Valquíria Fernandes, Patrícia Meire e do professor Carlos Sebode, foram até a cozinha experimental, onde puderam fazer três experimentos, com o propósito de observar os processos químicos ocorridos na fermentação alcóolica.

No primeiro teste, foi usado fermento biológico e água morna, comprovando que os fungos saccharomyces cerevisiae são seres heterótrofos e precisam de moléculas orgânicas para realizarem a fermentação alcóolica.

No segundo, fermento biológico, água fervente e nutrientes, como farinha de trigo e açúcar, para perceberam que os fungos foram mortos pela água quente, constatando que são seres vivos.

No último experimento, para exemplificar e simular o que ocorre com a liberação de gás carbônico, os alunos preencheram dois frascos com fermento e açúcar, tapando com bexigas, no entanto, em um, foi adicionada água mais aquecida que no outro. A bexiga do frasco com água mais quente encheu mais rapidamente, devido à temperatura mais elevada, que acelera a liberação do gás.

Toda a experiência consiste em preparar uma massa de pizza e impossibilitá-la de receber oxigênio, para que a fermentação possa acontecer. O resultado foi o aumento da massa, quase duplicando de volume, para que pudessem ser abertas e assadas.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo