IntegralMês de conscientização

Ana Caroline e Camila

Algumas doenças graves estão afetando a população de forma agressiva, como dengue, chikungunya e zika, provocados pelo mosquito Aedes aegypti, e H1N1 (gripe suína), transmitida por um vírus advindo dos porcos.

Conscientizar as pessoas a respeito das medidas preventivas cabíveis para evitar a disseminação dessas doenças é essencial para combatê-las e pode ser mais simples do que parece: basta manter certos cuidados com a higienização, como lavar constantemente as mãos e evitar o contato delas com a boca, os olhos e o nariz, para proteger-se da gripe H1N1, e os devidos cuidados para combater a proliferação do Aedes aegypti, como não deixar água parada, colocar areia nos vasos e tampar recipientes.

A professora Erika Magalhães, no mês de abril, dedicou-se a mostrar aos seus alunos do Integral a importância de cuidar do meio ambiente e da higienização pessoal através de diversas atividades dinâmicas e cartazes informativos espalhados pela classe.

Inicialmente, a professora fez um mosquito em grandes proporções para que os alunos pudessem observar suas características e realizou uma pequena palestra sobre a reprodução desse mosquito. Posteriormente, houve o “jogo da dengue”, com tabuleiro que continha perguntas e brindes a cada resposta certa do grupo.

Em seguida, a H1N1 foi o assunto das aulas, e os alunos aprenderam a lavar as mãos corretamente, utilizar álcool em gel e também descobriram que os contatos físicos podem transferir a gripe de uma pessoa para outra.

Os alunos, do Maternal ao 5º ano, fizeram algo diferente e dinâmico para participar dessa atividade, trazendo materiais reutilizáveis de casa. Os trabalhos incluíram bonecos feitos com caixas de leite, iogurte e rolos de papel higiênico e jogo de boliche e sofás confeccionados com garrafas pet.

Através desses exercícios, combinaram-se aulas interativas com aprendizados sobre reaproveitamento de materiais do dia a dia e limpeza pessoal e do meio ambiente, para evitar o surgimento e a disseminação de doenças.