Ensino FundamentalCaça aos ossos

Voltar

Por Jaqueline Sobreira

A paleontologia é uma ciência que estuda as formas de vida existentes no passado por meio de fósseis. Com ela, além da descoberta de várias espécies de dinossauros e ancestrais, é possível determinar a idade do meio e as condições ambientais.

 Entre os espaços que o paleontólogo utiliza para estudar, estão os sítios arqueológicos, onde se encontra a maior parte dos fósseis. No Brasil, é possível encontrar diversos sítios arqueológicos, sendo o mais conhecido o Sítio Arqueológico de Inhazinha e Rodrigues Furtado, localizado em Minas Gerais.

A importância dos sítios arqueológicos e da paleontologia foi apresentada para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na aula de Natureza e Sociedade. As Prof.ªs Valquíria Castilho, Kellyn Regina, Roberta Achkar, Eny Razzante e Sheila Cristina organizaram uma atividade prática que envolveria muita curiosidade e procura, isso porque as professoras transformaram o parque em um sítio arqueológico. Com a simulação, os alunos deveriam formar duplas ou trios, e, usando pincel, luva, espátula e lupa, procurar fósseis escondidos. Durante as descobertas, todos fotografaram e anotaram as conquistas. 

A atividade envolveu tanto os estudantes, que, após encontrarem todos os fósseis, os pequenos debateram o assunto em sala de aula com as professoras e tentaram descobrir de que espécie de dinossauro era o fóssil encontrado. Após o debate, a turma fez um tour virtual pelo Centro Paleontológico e Museu dos Dinossauros de Uberaba.

Confira a atividade com nossos paleontólogos amadores. 


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo