Ensino FundamentalCaça aos ossos

Por Jaqueline Sobreira

A paleontologia é uma ciência que estuda as formas de vida existentes no passado por meio de fósseis. Com ela, além da descoberta de várias espécies de dinossauros e ancestrais, é possível determinar a idade do meio e as condições ambientais.

Entre os espaços que o paleontólogo utiliza para estudar, estão os sítios arqueológicos, onde se encontra a maior parte dos fósseis. No Brasil, é possível encontrar diversos sítios arqueológicos, sendo o mais conhecido o Sítio Arqueológico de Inhazinha e Rodrigues Furtado, localizado em Minas Gerais.

A importância dos sítios arqueológicos e da paleontologia foi apresentada para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na aula de Natureza e Sociedade. As Prof.ªs Valquíria Castilho, Kellyn Regina, Roberta Achkar, Eny Razzante e Sheila Cristina organizaram uma atividade prática que envolveria muita curiosidade e procura, isso porque as professoras transformaram o parque em um sítio arqueológico. Com a simulação, os alunos deveriam formar duplas ou trios, e, usando pincel, luva, espátula e lupa, procurar fósseis escondidos. Durante as descobertas, todos fotografaram e anotaram as conquistas.

A atividade envolveu tanto os estudantes, que, após encontrarem todos os fósseis, os pequenos debateram o assunto em sala de aula com as professoras e tentaram descobrir de que espécie de dinossauro era o fóssil encontrado. Após o debate, a turma fez um tour virtual pelo Centro Paleontológico e Museu dos Dinossauros de Uberaba.

Confira a atividade com nossos paleontólogos amadores.