IntegralBrincando com a reciclagem

Por Jaqueline Sobreira

Os impactos climáticos decorrentes da má conduta do homem diante da natureza podem ser sentidos no nosso cotidiano. Devido a isso, a conscientização sobre como diminuir esses efeitos e tornar o planeta mais limpo é a missão de muitas ONGs. É importante também conscientizar as próximas gerações, que, caso não tomem medidas sustentáveis, poderão sofrer cada vez mais com a poluição O tema foi debatido em sala de aula pela Prof.ª Érika Magalhães e os alunos do Integral, do Maternal até o 5­º ano do Ensino Fundamental, durante os meses de abril e maio.

Entretanto, além de conscientizar os estudantes, é preciso também ensinar formas de reciclar. Atenta a isso, a professora apresentou algumas maneiras divertidas e criativas para confecionar brinquedos e itens de decoração com materiais recicláveis. No Maternal e Níveis I e II, os pequenos aprenderam a construir um “vai e vem” com garrafa pet. Cada criança montou seu brinquedo personalizado e levou para casa.

O 1º ano do Ensino Fundamental montou um objeto que, além de divertido, ajuda no processo de alfabetização. Com cano PVC, imagens de animais e sílabas móveis, cada aluno montou um rolo silábico para auxiliar a alfabetização e aprender a escrever os nomes de alguns animais.

Para o 2º ano do Ensino Fundamental, o projeto envolveu muita atividade física. Isso porque a sala criou um boliche estilizado com garrafas pet. No 3º ano do Ensino Fundamental, os estudantes envolveram imaginação e história para criar dois personagens com rolos de papelão: o Pirata e a Coruja. Após o processo de montagem dos protagonistas, o 3º ano desenvolveu, junto com a Prof.ª Érika, uma história bem divertida.

As turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental ficaram responsáveis pela montagem de uma casa de boneca bem acolhedora, feita apenas com materiais reutilizados. Enquanto o 4º ano projetou poltronas e pulfesde garrafa pet e feltro para tornar o ambiente mais agradável, o 5º ano montou uma casa, com caixas de leite.

Todos os anos do Integral que participam da Usina de Ideias tiveram seus trabalhos expostos e puderam se divertir com as criações. Os alunos de todas as turmas também produziram almofadas no formato de emoji para presentear as mamães.

A Prof.ª Érika, responsável pelo projeto, conta que só foi possível realizar a atividade com a ajuda de pais, funcionários do Colégio e Direção, que arrecadaram um grande número de garrafas e outros materiais recicláveis. O Colégio Eduardo Gomes agradece a colaboração de todos. Confira o resultado do projeto e recicle você também!