Ensino FundamentalEm contato com a literatura

Ana Caroline Guedes

Anualmente, o Colégio Eduardo Gomes realiza, com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, o projeto “Roda de leitura”, que, através de atividades dinâmicas, busca incentivar o gosto pela leitura e estimular a criatividade das crianças.

No início do ano, as professoras Adriana Furlani, Carmem Lúcia, Andreia Akima, Aparecida Idália, Cristina Nunes e Paula Cristina, com auxílio da equipe de coordenação Renata Góes, Auricélia Cavalcante e Márcia Martins, selecionam os títulos que os alunos lerão no decorrer do ano letivo. Na primeira atividade, todos trabalham com seus próprios livros e, posteriormente, emprestam aos colegas para que, a cada semana, leiam uma nova história – sem contar o final em nenhum momento.

Uma nova proposta é desenvolvida semanalmente, fazendo com que as classes trabalhem diversos tipos de manifestações literárias e linguagens artísticas. Na semana do dia 16 de maio, a apresentação dos livros ocorreu através de cartazes, contextualizando títulos infantis como “A colcha de retalhos”, “A flauta poderosa” e “A escolinha do mar”.

Os cartazes foram expostos no corredor, e mais trabalhos como esse serão realizados ao longo do projeto, colocando os pequenos em contato com o universo mágico da literatura.