Ensino FundamentalCidade do Livro- Um passeio pelos livros

Por Jaqueline Sobreira

O incentivo à leitura é um dos princípios mais abordados pelos educadores em sala de aula, visto que, o gosto pela leitura deve ser desenvolvido desde cedo. Para que o estudante se interesse cada vez mais por livros e aumente seu vocabulário, a inovação para ensinar é um dos métodos usados pelos professores do EG.

No mês de junho, o 2º ano do Ensino Fundamental realizou uma excursão especial para a Cidade do Livro, localizada na capital de São Paulo. A visita teve como objetivo continuar estimulando o gosto pela leitura e o cuidado com o meio ambiente.

Com uma cidade cenográfica, a livraria infantil conta com livros gigantes e personagens que interagem com os alunos. A excursão divide-se em cinco etapas: as crianças conhecem a Prefeitura, que tem como atração um teatro com bonecos, que apresentam textos de Monteiro Lobato; a Vila do Saber, onde são contadas histórias; o Lava-rápido, que ensina a higiene pessoal e a economia de água; a Bicholândia, onde os estudantes participam de uma oficina com atividades manuais, e a Praça do Papel, na qual encontra-se uma árvore falante, que interage, de forma divertida, com os visitantes. Para realizar o lanche, as turmas são encaminhadas para o Castelo das Delícias, onde recebem dicas sobre a coleta seletiva de lixo.

Ao final da excursão, os alunos do 2º ano receberam um livro de atividades, para registrar tudo o que aprenderam. Durante todo o dia, foi possível perceber que todos ficaram encantados com a possibilidade de os livros nos transportarem para outros lugares, sem sairmos do lugar.