Ensino FundamentalConfeccionando flautas

Por Camila Zola

O Professor de música, Gideon Moitinho, trabalhou com seus alunos do Integral os países da América Latina que são cortados pela Cordilheira dos Andes (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) e seus artistas, por meio de vídeos, pesquisas sobre artistas famosos de diversos estilos musicais e alguns documentários sobre o assunto.

Em sala, trabalharam a flauta pan, instrumento musical formado de tubos de diferentes tamanhos, ligados uns aos outros, em feixe, ou lado a lado, que é feita com bambu. Os alunos tiveram a oportunidade de confeccioná-la com tubos cortados de bambolês, que transmitem um som afinado pelo professor por um programa de celular. Cada flauta tem 7 notas, cada tubo corresponde a uma nota musical.