Educação InfantilPasseio Sabor da Fazenda

Por Camila Zola - 17/112017

Os alunos do Nível I, acompanhados das professoras Juliana Moura e Roberta Rupires, em 03 de outubro, realizaram um passeio ao Sabor da Fazenda, um viveiro localizado na Vila Maria, em São Paulo.

O lugar, fundado em 1993, dispõe de mais de 90 espécies de mudas de ervas, temperos orgânicos e uma série de atividades para crianças e adultos.

Os pequenos aprenderam sobre o ciclo das plantas, a importância da sustentabilidade e dos cuidados com a natureza e manusearam alguns insetos, porém as minhocas foram as mais comentadas, já que são essenciais para adubar a terra, e o assunto em questão era adubo orgânico.

Coleta seletiva foi outro tema abordado para ensinar aos estudantes a importância da preservação do meio ambiente. Exercícios foram realizados para que aprendessem a jogar cada tipo de lixo na lixeira correta.

O local também apresentou aos alunos o Projeto Dedinho Verde, que visa à conscientização, por meio de vivências lúdicas, práticas e divertidas. Brincando, as crianças aprendem, fazem experiências sensoriais nos canteiros de ervas aromáticas, visitam a horta, a sementeira, acompanham o passo a passo do crescimento das plantas e entram em contato com alguns conceitos, como agricultura orgânica e compostagem.

Ao final, cada aluno plantou uma muda de trevo de quatro folhas para levar para casa, como lembrança.