Ensino FundamentalEstudando o cérebro

Por Camila Zola - 14/12/2017

O cérebro, localizado na caixa craniana, é uma das partes mais importantes do corpo humano, principalmente por fazer parte do sistema nervoso, para onde convergem todas as informações que recebemos, além de comandar fatores como o controle das ações motoras, a integração dos estímulos sensoriais e as atividades neurológicas, como a memória e a fala.

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade para entender melhor o funcionamento do órgão e receberam o auxilio das professoras Andrea Araújo e Nilza Sbravati, de Educação Artística e Bárbara Mendes, de Biologia.

O objetivo era mostrar, construindo uma escultura, como o cérebro é afetado com doenças como alzheimer, dislexia, déficit de atenção, avc ou até mesmo pelo uso das drogas. De um lado, o objeto deveria representar a parte do órgão adoecida e, de outra, a parte saudável, criando uma comparação.

Para produzir o material, os estudantes receberam massinha de modelar e deveriam buscar outros elementos do próprio cotidiano para complementar a obra, tais como canudinhos, arame, flores, gliter, tinta.

Em classe, os alunos realizaram uma apresentação em PowerPoint, explicando o poder da imagem para o cotidiano e como essa ferramenta foi utilizada na escultura do cérebro. Fizeram uma explicação sobre como a pessoa afetada vive no cotidiano, se é necessário algum remédio ou se existe algum tipo de cirurgia. Os trabalhos ficaram expostos nos corredores do EG.