IntegralSarau - Usina de ideias

Por Camila Zola - 06/09/2016

Os alunos do integral, do Maternal ao 9º ano, reúnem-se todo mês com a professora Erika Magalhães, para um sarau, evento cultural ou musical realizado entre amigos, com intuito lúdico. No mês de agosto, a inovação foi a vestimenta, eles se apresentaram usando fantasias, perucas e chapéus.

Anteriormente à apresentação, a professora contou a história da Margarida, de André Neves, para que os alunos pudessem trazer, na semana seguinte, a história reescrita por eles, em forma de conto, de modo que seria o convite para participar do sarau. Ela citou, como exemplo, na aula, Walt Disney, que reescrevia histórias e as transformava em contos de fadas.

A montagem do convite variou de acordo com a idade, conforme mais velhos, mais elaborado deveria ser. O 1º ano, por exemplo, teve de trazer desenho em quadrinhos; a partir do 2º ano, já deveriam ser feitos textos narrativos.

Na semana da apresentação, eles cantaram, dançaram e leram poemas. A professora, com essa atividade, buscou trabalhar a timidez e a oralidade dos estudantes.

Ao final, todos ganharam uma surpresa, mas, para isso, precisaram fazer rimas ou versos, exercitando a criatividade de maneira divertida. Os brindes foram saquinhos de pipoca.