Ensino FundamentalCrenças e costumes indígenas

Por Camila Zola - 04/05/2018

O Material Anglo, utilizado pelos professores do EG, durante as aulas, apresenta personagens que ajudam os estudantes a assimilarem situações e fatos históricos.

Na semana do Dia do Índio, os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, sob supervisão das professoras Patrícia Furlan, Roberta Rupires, Débora Dantas, Daniela Viana, Eny Razzante, Kellyn Regina, Roberta Dragoni, Bruna Rossi e Valquíria Castilho, realizaram diversas atividades sobre a cultura indígena.

As surpresas começaram quando os pequenos chegaram à sala de multimídia, onde a porta, decorada como oca, deixou a impressão de que eles estavam realmente entrando em uma casa indígena.

Em seguida, observaram uma exposição com diversos adornos, instrumentos musicais e de guerra, como chocalho, zarabatana, flauta e cachimbo, entre outros.

Na Cozinha Experimental, saborearam o famoso pão de mandioca preparado pelo Prof. Carlos Sebode.

Na apostila, os alunos do 1º ano conheceram a história do índio Kabá Darebu, de Daniel Munduruku, e depois debateram sobre o conto: onde se passa a narrativa? Quem é a personagem principal? Há outras personagens? Qual a parte mais importante? Será que essa parte importante traz alguma mensagem? Do que você mais gostou nessa história?

As professoras do Infantil também conversaram com os pequenos sobre costumes indígenas e, juntos, confeccionaram cocar e colar, além de fazerem pinturas faciais.