Ensino FundamentalDia Mundial do Doador de Sangue

Por Camila Zola - 20/06/18

O sangue é responsável por transportar oxigênio e nutrientes para as células e gás carbônico e outras excretas para os órgãos de eliminação. Sendo assim, o corpo humano necessita de uma quantidade exata de sangue no organismo.

Todos os dias, pessoas precisam de transfusão de sangue, seja por possuírem anemia profunda, após um acidente grave ou devido a grandes cirurgias, mas o número de doadores, no Brasil, está diminuindo, dificultando o estoque de sangue para doações.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, é importante conscientizar a população sobre a importância desse ato que salva milhares de vidas, já que, em menos de 40 minutos, um indivíduo doa 450 ml de sangue e ajuda a salvar a vida de outras três pessoas.

Pensando nisso, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade com o Prof. de Ciências, Wanderlei Pirolo, para compreender o que é a doação de sangue, como funciona e qual a importância da circulação sanguínea, identificar os possíveis doares de sangue e diferenciar doador universal e receptor universal de sangue.

No dia 12 de junho, os estudantes fizeram uma pesquisa direcionada ao esclarecimento de mitos e verdades sobre a doação de sangue, no site do COLSAN, e montaram um relatório com os seguintes tópicos: por que doar sangue? requisitos para doar sangue; tipos de doação: sangue total, plaquetas e hemácias duplas; o que acontece com o sangue após a doação? para quem eu posso doar sangue? locais para doação de sangue na região.

Na segunda etapa da atividade, os alunos utilizaram os crome books e desenvolveram um mutirão de divulgação sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue, por meio do site COLSAN, devido ao fato de existir um mecanismo no site para envio de convites que direcionam as pessoas convidadas a conhecer o site, levando-as a páginas que trazem esclarecimentos sobre as campanhas permanentes de doação de sangue na região.

Na etapa seguinte, realizaram uma entrevista com cinco pessoas entre 18 e 65 anos, esclarecendo as dúvidas sobre o tema.

Para finalizar a campanha e enfatizar a importância desse ato para salvar vidas, os alunos elaboraram e expuseram cartazes.