Por dentro do EGICLOC: Compartilhando práticas da sala de aula

Voltar

Anna Carolina Gomes -  30/05/2018

Em maio, o Colégio Eduardo Gomes participou do 10º Congresso ICLOC (Instituto Cultural Lourenço Castanho), uma instituição sem fins lucrativos que, desde 2009, contribui para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira. Durante o congresso, professores e profissionais da educação, de escolas públicas e particulares, expõem projetos visando sempre à melhoria do ensino. Neste ano, três projetos foram apresentados por professores do EG: 

·      Empreendedorismo e Ética: Construindo a ideia de profissão com arte e diversão

Autoria: Kelly Cristina Ferreira Bertini; Vitoria Oliva Perrici; Nilza Aparecida Sbravati Pitondo 

Os alunos do 2º ano aprenderam, nas aulas de Empreendedorismo e Ética, que não há a profissão do futuro, e sim o profissional do futuro, altamente diferenciado e agregador em suas relações, sejam pessoais ou profissionais. Conheceram um pouco mais sobre a profissão do palhaço. Nas aulas de Arte, aprenderam como o palhaço se prepara para exercer sua profissão, além de confeccionarem suas próprias gravatas e se caracterizarem, para uma linda foto.

·      Herbário

  Autoria: Tânia Pequeno de Souza; Fernanda Rossini

A partir da proposta do material Anglo, utilizado pelos alunos, esse projeto teve como objetivos vivenciar, por meio de atividade prática, a produção de um herbário e conhecer diferentes tipos de folhas. Ao colaborar para a construção do herbário, o aluno adota uma postura de pesquisador e participa efetivamente, além de chegar a conclusões positivas sobre o aprendizado, pois o processo permite aos alunos a compreensão de como se faz e para que serve.  

·      Aprendizagem Socioemocional: uma nova demanda da escola

Autoria: Juliana Becegato Todeschi Fornaziere

Esse projeto se realiza em encontros semanais, nos quais são abordados temas para o desenvolvimento de uma "alfabetização emocional". Pesquisas demonstram que, tal como se aprende a dividir, a somar, a ler e a escrever, é possível aprender a desenvolver o autocontrole, a empatia, a capacidade de tomada de decisões responsáveis, o controle dos pensamentos, o autoconhecimento. Denomina-se aprendizagem socioemocional.

No Congresso, foram mais de 1.000 trabalhos apresentados, e cada profissional que compartilhou o seu projeto contribuiu para aprimorar a educação no Brasil.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo