Ensino FundamentalRevolta da Vacina no Rio de Janeiro

Por Gabriel Melo

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, sob orientação da professora de História, Elaine Serrano, produziram folhetos explicativos sobre a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro.

Em 1904, durante o processo de reforma e reurbanização do estado carioca, que era capital do Brasil, a população foi obrigada a se prevenir contra a varíola, o que levou à Revolta da Vacina. Um dos motivos para essa revolta foi a falta de informação, pois o governo não fez uma campanha que explicasse ao povo a necessidade de se vacinar.

Os alunos estudaram sobre o assunto, durante as aulas, de forma expositiva e, a partir disso, foi proposta a elaboração de folhetos explicativos, mesclando a criatividade com os conceitos trabalhados em aula.

As alunas Gabriela Campos e Giovanna Mares, ambas do 9ºD, destacam que, depois do estudo, sabem como se prevenir, além de terem adquirido conhecimento sobre o assunto, envolvendo os contextos histórico e social.

Confira alguns trabalhos.