Por dentro do EGEntre nessa roda e vamos conversar!

Por Gabriel Melo - 02/10/2018

Como vem ocorrendo anualmente, o EG promoveu mais uma Roda de Conversa, nos dias 25, 26 e 27 de setembro. As conversas contaram com a presença de Taís e Roberta Bento, fundadoras do SOSEducação, site de educação do portal Estadão, responsáveis pela coluna Escola, da Revista Pais&Filhos e criadoras do perfil SOSTENHOPROVA, no SNAPCHAT.

Roberta Bento é graduada em Letras, com especialização em Formação de Professores de Línguas (International House, Inglaterra) e com pós-graduação em Marketing e em Gestão de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro, pela Universidade da Califórnia e Duke University, e em Aprendizagem Cooperativa, pela Universidade de Minnesota e Universidade de San Diego (Estados Unidos).

Taís Bento é graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Tem especialização em Aprendizagem Baseada no Funcionamento do Cérebro e Aprendizagem Cooperativa, pela Universidade de Minnesota e pela Universidade de San Diego.

Os temas são selecionados a partir das inquietações manifestadas pelos professores, pais e educandos. Neste ano, foi discutido o tema: “Frustrações – as relações sociais e a aprendizagem”, mediado por Roberta e Taís. No primeiro encontro, estavam presentes pais e responsáveis por alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental; no segundo, os pais e responsáveis por alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental e, no terceiro encontro, participaram da conversa os pais e responsáveis por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

A conversa contou com dinâmicas em que os pais puderam interagir uns com os outros, divididos em grupos. Cada componente possuía um cartão com frases relacionadas a situações do dia a dia, formas de remediar e formas de prevenção.

O projeto “Roda de Conversa” teve início em 2015 e tem o objetivo de propiciar um momento agradável, descontraído, mas de reflexão, para abordagem de temas diversos, interessantes para toda a comunidade escolar, estreitando o diálogo entre pais e escola.

Nossa intenção é promover um encontro que permita a fala crítica e a escuta sensível, abrindo espaço para o exercício da cidadania por meio de sugestões e troca de experiências, que exponham as dificuldades enfrentadas e os sucessos obtidos.

Consideramos esse evento uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de experiências relacionadas à educação nossos estudantes.

Estamos certos de que todos os participantes retornaram a seus lares como pessoas ainda mais comprometidas e sensíveis no relacionamento com seus filhos.

A todos, o nosso obrigado!