Por dentro do EGPlanejando o ano letivo

Por Gabriel Melo - 28/01/2019

Anualmente, a Equipe Técnico-Pedagógica se reúne com os professores durante a semana que antecede o início das aulas, para discutir os caminhos e as estratégias para o ano letivo que está por vir.

Durante a semana de 21 a 25 de janeiro, os docentes participaram de dinâmicas, palestras e reuniões com a Direção Pedagógica, depois de uma acolhida festiva.

As palestrantes Taís e Roberta Bento, fundadoras da SOSEDUCAÇÃO, conversaram com os professores sobre a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Na terça-feira, 22, Cristina e Mariele Galindo organizaram o “Action Day”, e os professores participaram de um jogo, no Salão Nobre do Colégio, que retratava o cenário de sala de aula, envolvendo pressão, lógica, rapidez, trabalho em grupo, dinamismo e compreensão textual.

No dia 23, as professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I participaram do Projeto Coaching Escolar, coordenado pela fundadora do projeto Maria do Carmo da Silva Mutti, da empresa MuttiCoach. Foi entregue um portfólio para cada docente, com diversas atividades sobre o tema Valores e sua aplicação, tanto na vida pessoal como na sala de aula, com os alunos.

Para finalizar a semana, em 24 e 25, o encontro foi com a Direção e a Coordenação Pedagógica, para tratar de assuntos relacionados à organização para a eficácia docente.

Veja as fotos do Planejamento de 2019.