Ensino FundamentalConstrução de pêndulo eletrostático

Voltar

Por Sofia Marques Cameron – 22/06/2022

Em sala de aula, os alunos do 8º ano aprenderam a respeito da eletrização, que significa a transferência de cargas elétricas entre corpos. Para que pudessem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, foram ao Espaço Maker e, sob orientação da Prof.ª Carolina Martins e com o auxílio do Lucas e do Nikolas, responsáveis pelo espaço, construíram um pêndulo eletrostático.

Para essa construção, os alunos embrulharam uma bolinha de papel-alumínio e fixaram nela um pedaço de barbante, com fita adesiva. Depois passaram um pedaço desse barbante por dentro de um canudo, formando um pêndulo. Para realizar o experimento, seguravam um objeto próximo à bola de papel-alumínio. Se o objeto estivesse eletrizado, era atraído; se o pêndulo não se movesse, o corpo era eletricamente neutro.

Por fim, analisaram o funcionamento desse pêndulo, relacionando o experimento à teoria estudada em sala de aula.

Confira abaixo as fotos da atividade.

 


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo