Ensino FundamentalPromovendo boas ações!

Ana Caroline Guedes

Estimular a busca pela melhor convivência possível em grupo e por ideias que melhorem o ambiente em que estão inseridos é muito importante principalmente para crianças e adolescentes, não só no âmbito escolar, mas em qualquer lugar em que estejam.

O EG EducAção, que ocorreu em outubro do ano passado, organizado pelos professores Juliana e Leonardo, teve atividades pedagógicas e culturais, dividias em: gincana, interclasses e mostra cultural.

Com o sucesso do evento promovido, os mesmos professores desenvolveram um projeto maior, que conta principalmente com a colaboração dos alunos. Eles montaram um grupo com representantes de boa parte das salas do sexto ao nono ano, que se candidataram a participar.

A primeira reunião com eles foi feita no dia 14 de março, para que se apresentassem e se conhecessem melhor. Os professores organizadores mostraram slides e explicaram como a iniciativa funcionará. Em seguida, um vídeo divertido sobre a importância da comunicação foi passado, provocando uma reflexão acerca do tema.

Depois, os alunos foram separados em grupos, para que pudessem pensar em melhorias na escola e no seu convívio e dessem sugestões do que poderia ser feito. Entre outras ideias, surgiu a proposta de se fazer uma pasta com sugestões de cada classe, para que algumas fossem escolhidas.

Os alunos participantes do projeto se reunirão às quintas-feiras e periodicamente aos sábados, para conversar e apresentar opiniões, buscando sempre o bem comum.