RobóticaAC/DC/EG e o DAE

DAE/SCS recebe visita de alunos de robótica do Colégio Eduardo Gomes

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul recebeu, na última sexta-feira (4/10), no Palácio das Águas, a visita de alunos de robótica do Colégio Eduardo Gomes, que vieram conhecer o trabalho contra enchentes desenvolvido na cidade. Os estudantes obtiveram mais informações dos técnicos da autarquia para participar do FIRST LEGO League (FLL), o maior torneio deste ramo educacional.

Segundo o professor de robótica da instituição de ensino, José Reginaldo Pereira, a escola marca presença na competição desde 2008. “Nas edições regionais, sempre conseguimos classificação para as etapas nacionais. Em 2011, participamos de um dos três torneios mundiais na Holanda. Neste ano, o tema é NATURE’S FURY (Fúria da Natureza) e estamos elaborando um projeto científico sobre enchentes. O objetivo é ajudar, de alguma forma, a comunidade no qual estamos inseridos”, esclareceu.

Composta de alunos dos ensinos fundamental e médio, a equipe conheceu, por meio do diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil, o planejamento de saneamento nas áreas de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos e, assim, puderam tirar diversas dúvidas. “No combate às cheias, os esforços estão focados em obras de ampliação e limpeza contínua de galerias de águas pluviais, além de campanhas de conscientização. O intercâmbio de conhecimento é fundamental. Ainda cumprimos o papel de subsidiar escolas e universidades de conteúdo educativo”, completou.

O chefe da Divisão Técnica da autarquia, Osmar Silva Filho, acrescentou que a manutenção corretiva e preventiva permanente do sistema de drenagem urbana contempla a limpeza das galerias pluviais, Poços de Visita (PVs), bocas de lobo e de leão, sobretudo, nos pontos de alagamentos críticos em períodos de forte chuva. “90% das inundações são ocasionadas por entupimento das bocas de lobo”, concluiu.

Devido a isso, neste mês, está sendo veiculada uma grande campanha de conscientização para não jogar lixo nas ruas, nos terrenos baldios, nas margens dos córregos e rios. São Caetano também está cobrando a limpeza do piscinão junto ao Governo do Estado. A previsão é que o serviço seja executado até novembro.