Ensino FundamentalContorno do Corpo

Ana Caroline Guedes

Alunos do 2º ano fazem atividade que envolve conceito de orientação espacial

Os alunos do 2º ano realizaram, com as professoras Crislaine, Sheila, Eloiza, Maria Cristina e Leila, nos dias 05 e 06 de maio, uma atividade em grupo, com o nome de “Contorno do Corpo”, com o objetivo de trabalhar noções espaciais, usando o conceito de lateralidade como base – os seres humanos, por volta dos 6 aos 8 anos, passam a utilizar, com mais frequência, um lado do corpo, envolvendo não apenas a relação entre ser destro ou canhoto, mas também, os olhos, pés etc. – para desenvolver a orientação espacial, necessária ao longo da vida.

A atividade consistiu em desenhar o corpo de um colega do grupo em papel pardo; em seguida, as professoras fizeram algumas solicitações, como desenhar uma meia azul em um dos pés, para estimular a percepção de direito e esquerdo nas crianças. Depois, “enfeitaram” o corpo, usando giz de cera, papel colorido etc..