Educação InfantilLeitura sem visão

Rafael Teodoro

A preocupação com a inclusão social parece ser uma das características das novas gerações. Os alunos do Nível I A e B aprenderam, durante a semana, a importância de saber comunicar-se com todos.

Ao assistirem a um filme sobre Louis Braille, criador do sistema de leitura para cegos que, consequentemente, leva seu nome, os pequenos entenderam como a deficiência visual pode criar uma barreira em um mundo onde comunicar-se à distância tornou-se simples e rápido.

Para compreenderem essa barreira, os alunos dirigiram-se a diversos pontos do EG para conhecer um pouco mais sobre esse sistema de leitura. As crianças demonstraram uma vontade enorme de aprender tal escrita, e as professoras desenvolveram um exercício com uma cartela, com pequenos buracos, que representavam as letras em braile, uma vareta e um pedaço de isopor.

Ao marcarem as letras na peça, com a vareta, os pequenos foram identificando e aprendendo a se comunicar, utilizando esse sistema. Abaixo, o leitor pode conferir algumas fotos desse dia agitado para o Nível I.

Caso queira saber mais sobre a vida e obra de Louis Braille clique aqui