Ensino FundamentalSeres Microscópicos

Rafael Teodoro

As bactérias são seres microscópicos, ou até mesmo submicroscópicos, existentes em nosso planeta.  Os alunos do 5º ano aprenderam isso durante as aulas, mas, como provar a existência de tais seres e sua influência em nosso mundo? O professor Carlos Sebode teve a resposta para a questão: iogurte.

Orientados pelas professoras (nomes), os alunos dirigiram-se à Cozinha Experimental para preparar uma deliciosa receita de iogurte natural. Com os ingredientes em mãos, os pequenos se divertiram durante o processo e ficaram animados com a possibilidade de degustarem o produto que prepararam. Como a receita de iogurte auxiliaria na ilustração do assunto estudado em sala de aula?

É simples: para que o iogurte chegue à sua forma final, deve passar pelo processo de fermentação, no qual as bactérias presentes no leite causam reações químicas, produzindo o líquido que estamos acostumados a ingerir. O processo presenciado, em parte, pelos alunos deixou-os admirados com a existência da vida, em uma escala tão minúscula.

Abaixo o leitor pode conferir algumas fotos da produção do delicioso iogurte natural.

(fotos em breve)